terça-feira, 30 de março de 2010

Mudança.


Às vezes me pergunto se estamos preparados para as mudanças. Mudança de casa, mudança de postura, mudança de emprego, mudança, em geral.
Eu tenho medo de mudanças, sou resistente a elas. Mas, uma vez que decido mudar, vou fundo e não olho para trás. Aquele medo inicial, aquela resistência, pouco a pouco é substituído por uma euforia, por uma vontade louca de ver como tudo vai transcorrer e, quando me dou conta, já estou totalmente envolvido pela mudança, seja ela qual for.
E eu tenho resolvido mudar. Revendo alguns valores e algumas verdades absolutas de até então, tenho me surpreendido ao me questionar sobre eles e por me perguntar ‘por quê?’. Sim, por quê eu pensava dessa jeito, por quê não posso ousar, por quê não posso escolher um outro caminho, uma outra forma de fazer?
Assim, algumas coisas que eu já tinha prometido a mim mesmo nunca fazer, por motivos que eu já nem me lembro mais, foram revistas. Estou me permitindo, estou vivendo, estou deixando um pouco pra lá aquela coisa chata de ser todo organizado e coerente que eu tinha até então.
Uma tatuagem que me deu vontade de ter, uma viagem que eu sempre adiava, aquele beijo que eu deixava para uma segunda oportunidade. Não! Eu quero agora, porque a minha hora é agora.

As mudanças fazem parte de nosso dia a dia, mas nem por isto deixam de ser assustadoras para algumas pessoas. Justamente por que trazem a idéia do novo, do desconhecido e de falta de controle, o que para muitas pessoas é insuportável, por isso, é tão comum encontrarmos pessoas que vivem no limite das situações, extremamente infelizes, que se aprisionam as circunstâncias, porque apesar de serem ruins, é um ruim conhecido, "controlável". 
Esta atitude, que podemos chamar de "autopreservativa", impede muitas vezes que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor, pois o temor do desconhecido faz com que tenham pensamentos de que mudança é sempre algo ruim,arriscado, o que na realidade nem sempre é verdade. É real que em alguns casos a mudança pode trazer transtornos, incômodo, mas o saldo final pode ser muito positivo. 
Para estas pessoas proponho a reflexão de quantas mudanças incontroláveis ja passaram ao longo de suas vidas e se adaptaram: infância, adolescências, vida adulta,amigos, mortes, filhos, trabalho e até mesmo as físicas, quantas vezes nos fixamos em um corte de cabelo horroroso,ou um modo de vestir por anos e anos e, de repente, por insistência de alguém resolvemos mudar e percebemos as melhoras.
É evidente, que existem mudanças que envolvem seriamente nossas vidas, como por exemplo uma separação, mas vale ressaltar que antes de taxarmos uma mudança como negativa, permitasse analisá-las com um outro olhar, o olhar de uma nova chance, de um recomeço, por vezes, doloroso e difícil, mas que pode trazer uma nova realidade. Abaixo segue o texto de Nélio da Silva, sobre mudanças.

Mudanças...
As coisas mudam e nas mudanças sempre estão as oportunidades. Bill Preston
M udança pode ser difícil e assustador. Mudança pode lhe deixar com um sentimento de vulnerabilidade e com enorme vontade de que as coisas voltem ser como eram anteriormente. Mas isso não muda o seu momento. Em vez disso, dê uma boa olhada na mudança e decida como retirar o melhor dela. 

Mudanças virão; e elas trazem consigo novos desafios, com toda certeza. Porém, elas trazem consigo também novas e positivas possibilidades. Sempre tenha em mente que mudança é igual a oportunidade. Quanto maior e mais desestabilizadora for a mudança, maior e mais valiosa será também a oportunidade. 

Se você fracassar em ver e retirar o melhor daquela oportunidade, irá chegar o dia que você sentirá profundo pesar por isso. O mundo está mudando mais rapidamente do que nunca, o que isso significa? Significa mais oportunidade do que nunca no passado. Em vez de se preocupar com as mudanças tente agarrar as oportunidades que estão atreladas no processo de mudança. Tente fazer da mudança a sua amiga porque assim você terá uma poderosa aliada.



As pessoas não concordam muito com suas mudanças de atitudes e tal, mas mudar pode ser bom,mudança pode ser tudo. Afinal, só se vive uma vez!

“It’s my life
Is now or never
I ain’t gonna live forever
I just want to live
While I’m alive…”

Nenhum comentário:

Postar um comentário